A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, é uma organização não governamental de caráter nacional, sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo contribuir através do conhecimento dos seus associados para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira. A sua dinâmica operacional baseia-se no desenvolvimento de um amplo leque de atividades estruturadas sobre os alicerces da engenharia sanitária e das ciências ambientais e, principalmente, mediante uma série de ações que objetivam o aperfeiçoamento profissional e acadêmico dos seus associados.
A ABES é o Capítulo Nacional da AIDIS – Asociación Interamericana de Ingeniería Sanitária y Ambiental, entidade que congrega todos os países do continente americano.
Desde a sua fundação, em 1966, é internacionalmente reconhecida como uma instituição devidamente capacitada para exercer, de forma ampla e plural, uma significativa liderança nos diversos setores que integram o saneamento básico e ambiental brasileiro.
Cabe à ABES estatutariamente a função de colaborar na conscientização de toda a sociedade nas questões relativas à preservação ambiental.
Também está caracterizada como uma instituição referencial e participativa no estabelecimento de mecanismos de caráter social e político que possam produzir reflexos positivos na saúde e no bem-estar da população em geral. Dispõe de uma sede nacional localizada no Rio de Janeiro com representação em todas as Unidades da Federação.
A ABES participa em nível nacional e estadual dos principais órgãos e fóruns ligados ao saneamento tais como: Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA, Conselho Nacional dos Recursos Hídricos – CNRH, Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, Conselhos Estaduais de Meio Ambiente, entre outros.
A ABES mantém convênios com instituições internacionais tais como: Organização Pan Americana de Saúde – OPS, Organização Mundial de Saúde – OMS, Banco Ineramericano de Desenvolvimento – BIRD, Water Environment Federation – WEF, International Association an Water Pollution Research and Control – IAWPRC, dentre outras.
Através de suas seções estaduais que a ABES desenvolve um trabalho de valorização do setor de Engenharia Sanitária e Ambiental. OS seus programas são de grande importância de divulgação técnica e científica, planejados em curto, médio e longo prazos que permitem aos profissionais da engenharia sanitária e ambiental ter acesso aos mais atuais métodos e às mais relevantes conquistas do saneamento básico em todo o mundo.
A atuação abrange a realização de seminários nacionais e regionais, simpósios nacionais, palestras a nível local e nacional, debates, cursos e, a cada dois anos, em diferentes cidades do País, congressos nacionais especializados em engenharia sanitária e ambiental.
Ao longo de sua história, a ABES registrou significativas vitórias em benefício do setor; esteve presente nas lutas nacionais buscando reverter o grave quadro sanitário do País, Manifestou-se publicamente mediante as resoluções aprovadas nos seus congressos, desde sua fundação em 1960.
Para renovar seu quadro diretor, a ABES realiza eleições a cada dois anos; todos os associados podem ser candidatos a qualquer um dos cargos da instituição. Mediante convênios específicos, a ABES mantém estreitos vínculos com instituições nacionais e internacionais afins e também se relaciona com entidades nacionais através de seus Comitês Técnicos.
Em conjunto com a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos realiza a cada dois anos, desde 1984, (alternadamente no Brasil e em Portugal), o SILUBESA – Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Da mesma forma, em colaboração com a ANDIS – Associazione Nazionale di Ingegneria Sanitaria e Ambientale, promove bienalmente o SIBESA – Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, tendo acontecido o primeiro em 1992, no Rio de Janeiro e os seguintes de forma alternada entre o Brasil e Itália.
Os sócios da Abes recebem gratuitamente, as seguintes publicações:
Além dessas publicações, os sócios também podem consultar livremente a mais completa biblioteca existente no País sobre saneamento básico e ciências do ambiente. Os sócios recebem ainda descontos em cursos, seminários, congressos e publicações técnicas constantes de seu catálogo de livros.
A ABES PB teve a sua primeira Diretoria instalada em 1975, tendo como presidente o Engenheiro Salomão Anselmo XXXXX, o qual desenvolveu relevantes serviços ao setor de Saneamento Ambiental em nosso Estado.
A ABES PB já teve 18 presidentes de Seção Estadual, tendo como primeiro presidente da Seção Estadual o engenheiro Guarany Marques Viana, no biênio 1975-1977.
Além dos benefícios usuais, a ABES-PB também disponibiliza para seus associados.
1-Benefícios dos associados ABES-PB Pessoa Física
• Câmaras Temáticas;
• Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS);
• Cursos com desconto e/ou gratuidade por meio de parceria com outras instituições conveniadas;
2-Eventos internacionais: SILUBESA e SIBESA
• Seminários e palestras;
• Eventos de networking;
• Educação ambiental: Campanha DIADESOL;
• Congresso Brasileiro de Engenheira Sanitária e Ambiental, e;
• Revista BIO e Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA);
• Livraria ABES, desconto de 20%.
Minicursos em plataforma on line.
Preencha seu e-mail abaixo e receba promoções e novidades exclusivas. Fique tranquilo, não enviaremos nenhum tipo de SPAM!
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1347 – Empresarial Argemiro Holanda – João Pessoa / PB
83 99690-8964