As entidades se juntaram na sexta-feira (26) para abordar a implementação do treinamento em função de nova nota técnica publicada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).
Na última sexta-feira, 26 de abril, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Paraíba (ABES-PB) realizou um treinamento em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia Paraíba (Crea-PB) sobre a implementação de fiscalização nos aterros sanitários em operação no estado.
A iniciativa surgiu em função de uma nota técnica do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que responsabiliza os Conselhos do país pela fiscalização de aterros em território nacional. A Associação preparou o material para o treinamento com o objetivo de colocar em efetividade nesta semana.
A ABES-PB tem se envolvido na iniciativa desde 2023, quando identificou esta demanda do estado. A seção também reuniu os principais atores da Paraíba, sendo eles o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), o Ministério Público da Paraíba (MPPB), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e o Crea-PB.
“Propomos, junto ao TCE e aos demais órgãos, a criação de um grupo interinstitucional de destinação final de resíduos”, destaca o presidente da ABES-PB, José Dantas de Lima. “O TCE está efetivando um convênio de cooperação esta semana com estes órgãos em que a ABES vai coordenar todo esse processo de planejamento e de implementação junto aos municípios do estado”, explica.
No futuro, o grupo também vai atuar em outros componentes do saneamento, como abastecimento de água e esgoto, algo que deve ser trabalhado no segundo semestre deste ano.