O presidente da Seção Paraíba da ABES, José Dantas de Lima, concedeu entrevista ao Jornal Bom Dia Paraíba, da emissora TV Cabo Branco (afiliada da Globo em João Pessoa), para falar sobre os problemas recorrentes relativos ao surgimento de crateras da Avenida dos Expedicionários, no bairro da Torre, em João Pessoa. Pelo menos desde 2017, casos como o ocorrido no último domingo (10) são comuns.
Dantas iniciou sua fala contextualizando a história da recorrência dos problemas da Avenida dos Expedicionários, citando o projeto implementado na rede pelo engenheiro Saturnino de Brito.
O presidente da ABES-PB citou a vida útil e o tempo em que a tubulação funciona de acordo com os padrões da norma. Além disso, de maneira visual, Dantas abordou fatores internos e externos que possam contribuir para o desgaste dos tubos, como os gases presentes nos esgotos gerados nas residências que ocasionam o rompimento dos mesmos.
Como fator externo, ele apontou a presença de um tubo rompido de águas pluviais, na direção de uma boca de lobo próximo ao local, que ocasionou o derramamento de água. Por fim, o presidente da ABES Paraíba reforçou a necessidade de um planejamento para que situações como essa não voltem a acontecer:
“A possibilidade de troca dos tubos precisa ser planejada e executada com o controle social da população que mora no entorno”, afirmou Dantas.
Confira a participação do presidente no canal da ABES Paraíba no YouTube: