O presidente da ABES Paraíba, José Dantas de Lima, concedeu entrevista ao Jornal Bom Dia Paraíba, da emissora TV Cabo Branco (afiliada da Globo em João Pessoa), para falar sobre os problemas relativos ao saneamento básico em João Pessoa e como a ABES PB está agindo em relação ao Marco Legal do Saneamento.
Em sua explanação inicial, Dantas apontou que o saneamento básico é um conjunto de serviços, como o abastecimento de águas, a coleta e tratamento de esgoto sanitário, a gestão de resíduos sólidos e também a drenagem pluvial urbana, e não apenas sobre o esgoto, como muitos imaginam. Ele detalhou o funcionamento de cada serviço para mostrar a amplitude do saneamento.
O presidente comentou também sobre o lançamento de águas pluviais no mar de João Pessoa, que resulta na poluição das praias da cidade. “Esse problema ocorre geralmente em lugares onde as tubulações de drenagem foram projetadas há muitos anos atrás, e a população, inconscientemente, liga o seu esgoto sanitário a essas tubulações, trazendo problemas ambientais sérios, graves ao sistema”, afirmou.
Por fim, o presidente da ABES mostrou iniciativas feitas na capital paraibana:
“Temos abastecimento de água em João Pessoa em 100% da população, em resíduos sólidos temos bons índices, com cerca de 98% da capital coletada, com serviços de varrição e de capinação. A universalização do esgoto, para atingirmos 90% em João Pessoa, a previsão é que seja em cinco ou seis anos. No cenário geral, estamos bem, mas precisamos melhorar. Não basta ter todos esses itens atendidos, mas sim a população conhecer o que é o saneamento básico. Quando não se investe nesses quatro componentes, você traz problemas de saúde pública, como doenças para uma comunidade inteira”, finalizou Dantas.
Confira a entrevista de Dantas no canal do Youtube da ABES Paraíba: