ABES-PB na Mídia: na rádio Tabajara, presidente José Dantas destaca importância de aterros sanitários

Especialista discutiu a importância da gestão de resíduos sólidos durante o programa Revista Estadual, que foi ao ar no início de março.

No dia 2 de março, o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Paraíba (ABES-PB), José Dantas de Lima, discutiu a importância de aterros sanitários durante o noticiário “Revista Estadual”, da rádio Tabajara.

De acordo com um levantamento do Ministério Público da Paraíba (MPPB), 4% dos municípios do estado ainda depositam o lixo produzido pela população em terrenos sem nenhum tratamento ambiental. 

José Dantas aproveitou a oportunidade para distinguir lixões e aterros sanitários: enquanto um é uma forma inadequada do descarte de resíduos, o último realiza técnicas de engenharia para evitar os impactos ambientais. 

O presidente explicou que, desde 2023, a ABES-PB tem apoiado a questão de resíduos sólidos através de parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB) e o MPPB.  

“Por coincidência, essa semana a ABES proporcionou um curso específico, que foi demanda desses quatro órgãos, que são os quatro atores principais que trabalham com o controle sobre essa questão de lixões e aterros sanitários”, relembrou, destacando o curso Recuperação Ambiental de Lixões, ministrado nos dias 28 e 29 de fevereiro, no auditório do TCE-PB, em João Pessoa.

Confira a participação do presidente José Dantas de Lima na íntegra no vídeo abaixo:

Nossos Parceiros