ABES-PB realizará curso de capacitação sobre saneamento básico

Aulas começarão em 19 de julho. Inscrições abertas.

A ABES Seção Paraíba promoverá entre julho e agosto o curso presencial de capacitação sobre saneamento básico, abordando abastecimento de águas, coleta e tratamento de esgotos, e resíduos sólidos. As aulas serão ministradas pelos especialstas José Reinolds Cardoso de Melo, engenheiro civil e sanitarista e urbanista; e José Dantas de Lima, presidente da ABES-PB. Inscreva-se aqui.

Julho: 19 e 20 – 26 e 27 ||| Agosto: 02 e 03 – 09 e 10 – 16 e 17  e 23 e 24
Horários: sextas, das 18h às 22h – Sábados, das 8h às 12h

Dia 30 de agosto – à tarde: Visitas técnicas à ETA Gramame e à ETE Mangabeira

Local: Centro de Capacitação
Investimento: R$ 500,00 parcelado em até 02 vezes

Formas de pagamento:
Conta: Bancária
Banco: 104 Caixa
Agência: 1010
Operação: 003
Conta: 2914-0
CHAVE PIX: contato@abespb.com.br

Temas abordados no curso

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUAS – SAA

Noções Gerais sobre Saneamento Básico e Saúde. Desenvolvimento dos Sistemas de Abastecimento de Água. Consumo de Água. População de Projeto. Quota per-capita, variação de consumo – K1 e K2, alcance de projeto. Demanda e vazões de dimensionamento. Noções de Hidrologia. Medição de vazões, Captação de Águas Superficiais e Subterrâneas. Estações Elevatórias de Água. Reservatórios de Distribuição. Adutoras e Subadutoras. Redes de Distribuição de Água (projeto e aplicação de programas para simulação e / ou dimensionamento). Tratamento de Água e Padrão de Potabilidade. Operação, automação, transientes hidráulicos, manutenção, distritos operacionais, setores de medição, controle de perdas e gestão dos Sistemas de Abastecimento de Água.

SISTEMAS DE ESGOTO SANITÁRIO – SES

Evolução (sistema unitário e separador), características e parâmetros básicos do sistema de esgotos. Poluição das águas, decomposição da matéria orgânica, auto-depuração. Determinações básicas laboratoriais. Legislação ambiental. Vazões de dimensionamento. Hidráulica básica. Projeto de rede de esgotos (projeto e aplicação de programas para simulação e/ou dimensionamento). Materiais e órgãos acessórios. Interceptores e emissários. Sifão invertido. Tratamento primário e medição. Estações elevatórias. Tratamento de esgotos (secundários, lagoas, reatores anaeróbios, e terciários) e destino final dos efluentes.  Construção, gestão, automação, operação e manutenção dos sistemas de esgoto.

RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS – RSU

1. Resíduos Sólidos: tipos de resíduos, quantificação de produção, estratégias de gerenciamento de resíduos, coleta e transporte de resíduos, disposição final e aterros sanitários.
2. controle de resíduos e controle de vetores biológicos; desenvolver estratégias para a gestão eficiente de resíduos sólidos, promovendo a coleta seletiva, reciclagem e disposição final adequada
3. Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos.
4. Caracterização e Recuperação de Áreas Degradadas.

Notícias

Nossos Parceiros