João Pessoa receberá em maio segunda edição do Seminário Estadual de Saneamento Ambiental

Realizado pela ABES-PB, em parceria com o Governo da Paraiba e a Cagepa, o maior evento sobre o tema acontecerá nos próximos dias 16 e 17, no Centro Cultural Ariano Suassuna, reunindo grandes especialistas do setor para aprofundar o debate sobre o assunto, a partir do tema central “Universalização e Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades”.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Paraíba (ABES-PB), em parceria com o Governo da Paraíba e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba – Cagepa, realizará, nos dias 16 e 17 de maio, a segunda edição do Seminário Estadual de Saneamento Ambiental da Paraíba – SANEAR-PB 2024.  Com o tema central “Universalização e Sustentabilidade: Desafios e Oportunidades”, o maior evento sobre o tema no estado acontecerá no Centro cultural ariano Suassuna, na capital paraibana. As inscrições estão abertas aqui.

Durante dois dias, grandes especialistas do setor vão debater, refletir e trocar conhecimentos sobre o saneamento ambiental da Paraíba. Serão abordados temas acerca do meio técnico-científico com olhar para a universalização mais efetiva. Também serão discutidas formas de levar o atendimento para as pessoas que mais precisam, considerando que o acesso a serviços de qualidade é direito de todos, incluindo tarifas adequadas às situações econômicas.

O II Sanear PB contará com uma programação de debates focados na universalização do atendimento por serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, com olhar em soluções adequadas e sustentáveis, bem como os impactos das mudanças climáticas no saneamento ambiental. Também terão destaque a questão dos resíduos sólidos – e sua destinação final ambientalmente adequada de resíduos – e a gestão integrada de drenagem pluvial e esgotamento sanitário, com ações de despoluição plena de áreas de grande densidade de ocupação e de recursos hídricos importantes nas cidades.

O presidente da ABES-PB, José Dantas de Lima, reitera a preocupação da entidade na busca pela universalização do saneamento, com serviços de qualidade e eficiência prestados à população, principalmente em áreas que apresentam déficit de atendimento, como periferias e áreas rurais. 

“Desejamos que este evento seja um grande ponto de encontros técnicos e com grandes debates em torno dos desafios do saneamento ambiental em nosso estado, fomentando discussões potencializadas que auxiliem na melhoria da prestação dos serviços de saneamento básico e na melhoria da saúde e salubridade de nosso povo e nossa gente”, ressalta Dantas.

 A programação preliminar está disponível em: https://sanearpb.com.br/

Sanear PB será carbono neutro

Assim como na primeira edição, o II Sanear PB será carbono neutro com créditos destinados a projetos sociais: coleta seletiva – cooperativa de catadores de materiais recicláveis da Paraíba.

Por meio de uma ação inovadora no Estado da Paraíba, em parceria com a HIDROBR, empresa de soluções ambientais, a ABES-PB realizará um mercado voluntário de carbono experimental durante o seminário. O objetivo é promover a neutralização das emissões de carbono geradas pelos participantes do Seminário por meio da compra de créditos de carbono gerados a partir da atividade de coleta seletiva e triagem de materiais recicláveis.

Alinhada aos conceitos de ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), a ABES-PB vem buscando não apenas promover a neutralização das emissões de carbono em seus eventos presenciais e online, mas também engajar seus associados e público participante nessas iniciativas sustentáveis. Para saber mais sobre a iniciativa e como participar, acesse aqui.

Sobre a ABES  

Com 57 anos de atuação, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES é uma associação com fins não econômicos, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor.  A força da ABES está em seus associados. 

Em 15 de maio, um dia antes do Sanear PB, a ABES Seção Paraíba completa 49 anos de trabalho pelo saneamnto no estado. 

A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.   

É a associação brasileira que reúne a diversidade de profissionais e organizações do setor: empresas públicas e privadas, governos, prestadores de serviços, fornecedores, universidades e profissionais de diversas faixas etárias e várias áreas relacionadas ao saneamento, além da engenharia.  

ABES, há 57 anos trabalhando pelo saneamento, meio ambiente, pela saúde pública e qualidade de vida das pessoas. www.abes-dn.org.br.  

Serviço:

O quê: II Seminário Estadual de Saneamento Ambiental do Estado da Paraíba – SANEAR-PB 

Quando: 16 e 17 de maio de 2024

Onde: Centro Cultural Ariano Suassuna – Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147 – Jaguaribe, João Pessoa/PB – CEP: 58.015-190

Evento gratuito

Realização: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção Paraíba (ABES-PB); Governo da Paraíba e Companhia de Água e Esgotos da Paraíba -Cagepa

Patrocínio: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico -ANA; Mútua PB (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea); Aegea Saneamento e Ecosolo

Apoio: Prefeitura de João Pessoa; Tribunal de Contas do Estado da Paraíba – TCE PB; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado da Paraíba – Crea-PB; Centro Cultural Ariano Suassuna; Itacoatiara; HIDROBR; Codata (Companhia de Processamento de Dados da Paraíba); e Cotramare (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis)

Notícias

Nossos Parceiros